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Você sabe como funciona a Fórmula de Lançamento?

23 novembro, 2020 por

Se você trabalha com algum produto digital ou já investiu em Marketing Digital antes, certamente já deve ter ouvido falar da tão comentada Fórmula de Lançamento. Esse método, que combina Inbound Marketing com Marketing de Relacionamentos e vendas sazonais, tem causado bastante burburinho no mercado pelas suas promessas ousadas de sucesso. Venha descobrir como ele funciona.

Um foguete sendo lançado no espaço para ilustrar o conceito da Fórmula de Lançamento.

O que é a Fórmula de Lançamento?

A Fórmula de Lançamento nada mais é do que um método específico de marketing e vendas. Fortemente baseado em três princípios: autoridade, antecipação e escassez. Para conseguir acelerar e escalonar os resultados de vendas de um produto.

A maior diferença desse método para as técnicas mais tradicionais é: o prolongamento das etapas pré-vendas, de promoção e divulgação; e a diminuição do período de disponibilidade do produto, quando as vendas finalmente acontecem.

Um mercado que já usa algo parecido há anos, por exemplo, é o cinematográfico. Um filme, antes de estrear e ficar disponível ao público, é divulgado por meses, utilizando diversas mídias como cartazes, trailers, entrevistas, eventos com fãs, etc.; até estrear nos cinemas por um período específico antes de sair de cartaz.

A Fórmula de Lançamento tem uma estrutura parecida. Primeiro passa meses ou dias gerando ansiedade no público, utilizando técnicas como autoridade e gatilhos mentais. Para só então disponibilizar o produto, por tempo limitado, geralmente uma semana, antes de encerrar as vendas para reabri-las apenas em uma outra oportunidade.

Esse prazo curto, combinado com as semanas de antecipação, acabam criando uma forte sensação de escassez e exclusividade no público. Ocasionando um volume relativamente mais alto de vendas em apenas uma semana.

Daí que vem o jargão “6 em 7”, comumente utilizado no mercado para se referir aos resultados de um lançamento. Ele faz referência a um faturamento de 6 dígitos (acima de R$ 100 mil) em apenas 7 dias. Muitas vezes, esse faturamento é o equivalente a um ano de vendas tradicionais. de um negócio. Fato que faz com que certas empresas façam lançamentos apenas 1 ou 2 vezes por ano.

Mas atenção: apesar de o período de vendas de um lançamento ser realmente curto, isso não significa que você deverá trabalhar apenas nesses sete dias. Pelo contrário! Muito do sucesso de um lançamento depende de todo o trabalho prévio realizado antes do produto ser lançado. Desde a qualidade do conteúdo gerado para divulgação, ao relacionamento mantido e criado com o público, até a qualidade do produto oferecido.

De onde vem a Fórmula do Lançamento?

A versão brasileira, importada pelo empreendedor Érico Rocha, foi adaptada a partir do método do estadunidense Jeff Walker, criador do Product Launch Formula.

Um desses alunos foi justamente o brasiliense Érico Rocha. Um especialista em computação que havia recentemente largado seu emprego em um banco de investimento de Londres, Reino Unido, para buscar algo que lhe desse mais liberdade e tempo com a família. Foi ao pesquisar mais sobre empreendedorismo, já com a intenção de mudar de carreira, que Érico eventualmente soube do método de Jeff e foi até os EUA participar do curso.

Rocha então aplicou tudo que havia aprendido no curso em seu primeiro empreendimento, um serviço de assinatura que fornecia conteúdo sobre o mercado de leilões. Apenas o primeiro de seus produtos a utilizarem a fórmula. Em 2013 veio seu maior sucesso até então: 1 milhão de reais de faturamento em apenas 24h.

Daí sua consistente carreira de sucesso em Marketing Digital apenas deslanchou, transformando-o em um dos principais nomes do empreendedorismo brasileiro atualmente. Hoje ele trabalha principalmente produzindo conteúdo, dando palestras e ministrando cursos que ensinam milhares de brasileiros a versão adaptada ao mercado brasileiro do método de Jeff. A que Érico chama de: Fórmula de Lançamento.

Como funciona a Fórmula de Lançamento?

Apesar de possuir alguns conceitos chaves e essenciais, a Fórmula de Lançamento permite bastante liberdade e criatividade na hora de planejar seu lançamento. Podendo ser adaptada aoseu produto, segmento e público.

Não à toa já existem diversos tipos de Lançamentos praticados no mercado, com novos surgindo a cada dia, focando em diferentes necessidades da audiência e do negócio. Para citar alguns dos mais utilizados, por exemplo, há o Lançamento Interno, Externo, Relâmpago, Semente, Espartano, Passariano, dentre outros.

Por gerar um volume alto de vendas em um curto espaço de tempo, Lançamentos são muito mais indicados para produtos digitais (como softwares e cursos online). Isso porque eles não dependem de limitações logísticas, como estoque e transporte, para serem entregues a uma grande base de clientes, o que evitam complicações.

No geral, todos os tipos de Lançamento a tendem a ter três etapas em comum:

1. Fase de Relacionamento

Essa é a etapa em que o engajamento da base de clientes em potencial acontece. Aqui o foco é na construção de um relacionamento de confiança com o seu público. De forma que ele enxergue você ou a sua empresa como autoridade no assunto. Nesse momento, é importante estudar o seu mercado e audiência e construir personas para o seu produto com base nisso. Além de, claro, produzir um conteúdo relevante para o tipo de público que você está atraindo.

Geralmente, é durante a transição dessa fase para a próxima que acontece a antecipação do seu produto. Quando você anuncia a sua oferta e tenta criar o desejo no seu público já cativo.

2. Fase de Lançamento

Aqui é quando a oferta finalmente acontece, mas por tempo limitado. Uma vez que o seu relacionamento com seu público já está consolidado chegou a hora de vender. O que no mercado de lançamentos é comumente descrito como “abertura do carrinho”. A sensação de escassez e urgência devem ser o foco dessa fase. Nela você vai tentar convencer um público que já confia em você a não perder a oportunidade que está dando.

3. Fase de Entrega

Finalmente, quando é o carrinho é fechado, ou seja, quando é encerrado o período de Lançamento, o produto precisa ser entregue aos consumidores. A etapa de pós-vendas é tão importante para um lançamento quanto as fases anteriores. Pois é ela que vai consolidar a longevidade do seu negócio e preparar o terreno para futuros lançamentos, que podem até ser mais bem-sucedidos que seu primeiro. Qualidade do produto e do suporte e atendimento ao cliente devem ser seu foco nesse momento.

O que é preciso saber para fazer um Lançamento?

Não existe jeito perfeito de fazer um Lançamento nem existe um método 100% livre de riscos. Mas alguns conhecimentos, técnicas e ferramentas podem se mostrar essenciais para lhe ajudar a chegar mais perto. Por isso, se você busca um Lançamento de sucessos você precisa aprender mais ou, pelo menos, possuir alguém na sua equipe que saiba bastante sobre:

A Lead Tracker, por exemplo, pode lhe ajudar com vários desses pontos. Nós somos especialistas em gestão e rastreio de tráfego, principalmente para o mercado de lançamentos. Nosso foco é trazer soluções que tornem cada vez mais fácil a vida de quem precisa fazer análises constantemente e tomar decisões embasadas. Por isso a nossa plataforma ajuda a entender exatamente de onde estão vindo os seus leads que mais convertem e quais são os anúncios e conteúdos que mais precisam do seu investimento. Descubra mais sobre nossas ferramentas no nosso site.

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