Google Analytics x Lead Tracker: Qual a diferença e qual o melhor para analisar seu tráfego?

Muitas pessoas nos perguntam por que utilizar o Lead Tracker – e mais: por que pagar pela plataforma – sendo que existe o Google Analytics, totalmente gratuito. É normal que surja essa dúvida, mas em primeiro lugar devemos esclarecer que são ferramentas diferentes, ainda que existam algumas funções semelhantes.

Tanto o Lead Tracker quanto o Google Analytics possuem recursos de análise digital, mas há várias diferenças de aplicação entre eles. De modo geral, o Google Analytics é uma ferramenta para realizar análise interna em um site, para entender o comportamento do usuário.

Já o Lead Tracker é uma plataforma completa que analisa todos os pontos de contato entre você e o seu cliente, desde a captação até a compra com diversos relatórios para lhe entregar dados e insights importantes sobre o seu negócio.

Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre as duas ferramentas, e por que o Google Analytics, por mais que seja poderoso, não é o mais adequado para lançamentos e negócios mais dinâmicos, como o Lead Tracker. Confira!

O QUE FAZ O LEAD TRACKER?

O Lead Tracker é uma plataforma com diversos recursos integrados, uma ferramenta completa para analisar diversos tipos de informações geradas durante o seu Lançamento, que vão te dar insights valiosos.

Com um dashboard intuitivo e de fácil visualização, você consegue acompanhar todas as métricas do seu negócio em um único lugar, desde o momento da captação até as vendas. Dessa forma, você otimiza seu precioso tempo, dedicando-se ao que realmente importa, reduzindo riscos e aumentando os lucros. 

Os dados são captados de forma automática e com inteligência computacional, entregando relatórios completos. Você tem nas mãos um verdadeiro baú do tesouro, ou melhor, de informações transformadas em conhecimento para aprimorar seus processos de lançamentos. 

O Lead Tracker permite análises que mostram de onde vem as suas vendas, quais públicos, criativos e canais estão gerando mais retorno, assim você pode direcionar seus recursos (tempo e dinheiro) nas campanhas que realmente estão trazendo resultados.

Outra característica do Lead Tracker são suas integrações com outras ferramentas, como diversas plataformas de vendas e pagamentos (Hotmart, Eduzz, Monetizze, Evermart, Greenn, Kiwify, Ticto), de e-mail marketing (Active Campaign) e gerenciadores de anúncios (Facebook Ads, Google Ads), direcionando a coleta de dados para centralizar tudo no Lead Tracker.

QUAIS RECURSOS SÃO OS MAIORES DIFERENCIAIS DO LEAD TRACKER?

O Lead Tracker possui diversos recursos de análise, e estes são seus maiores diferenciais em relação tanto ao Google Analytics quanto a outras ferramentas concorrentes.

L-ZAP

O L-Zap é um incrível recurso para automatizar a gestão dos seus lançamentos com grupos de WhatsApp, de forma fácil e rápida. Com ele você pode gerar links para redirecionar seus leads para os grupos, gerenciar e mensurar seus lançamentos usando o mensageiro.

O L-Zap também conta com diversas personalizações, a começar pelo próprio link redirecionável. Além disso, você também consegue exportar os números de telefone dos contatos para manter uma base de seus leads.

RASTREAMENTO POR LTM

Se você já usou os parâmetros UTM no Google Analytics, sabe o quanto essas tags geram dados valiosíssimos. Pois o Lead Tracker vai além: com o LTM (Lead Tracker Module), além de poder detalhar por UTM, na forma tradicional, você pode parametrizar seus anúncios em segundos usando um único código para cada um dos seus gerenciadores de anúncios.

Esse código funciona de maneira simples, você simplesmente copia e cola nas suas configurações, uma vez apenas, em cada conta no Google Ads e em cada anúncio no Facebook Ads. Assim, você terá parametrizado todos os seus futuros links de forma automática. Vale lembrar que o LTM é uma tecnologia exclusiva Lead Tracker!

E tem mais, é só através do método único de rastreamento do LTM que você consegue dados verdadeiros de CPL e ROAS! Por campanha, por conjunto e por anúncio!!

LEADLINK

O LeadLink é o encurtador de links do Lead Tracker. Mas não se trata de um simples encurtador, como tantos outros que existem por aí. O LeadLink permite uma camada mais avançada de rastreamento utilizando a tecnologia de Deep URL, que permite o rastreio dos cliques nos seus links para além do tráfego no seu site.

Com o LeadLink, você poderá encurtar suas URLs parametrizadas, criando versões curtas e amigáveis, para usar nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, além de poder encurtar os links usando seu próprio domínio customizado.

Além disso, o LeadLink tem um método diferenciado que lhe permite criar vários links encurtados diferentes para a mesma URL usando templates prontos. E tudo já parametrizado com o que você precisa!

DEBRIEFING

Um dos recursos mais poderosos da plataforma, permitindo um debriefing completo, organizado e automatizado, centralizando em uma única plataforma todas as informações que você precisa saber depois de cada lançamento.

O módulo de Debriefing do Lead Tracker permite o cruzamento dos dados gerados pela plataforma com as métricas de gerenciadores de anúncios e de outras ferramentas usadas nos seus lançamentos para coletar e apresentar dados únicos.

Comparar o funil da jornada dos seus diferentes públicos e estratégias, entender a localização dos seus leads e os dias e horários em que ele mais convertem, ou até mesmo o dia em que você mais captou leads compradores, são apenas algumas das informações que você consegue com esse módulo exclusivo.

AINDA VALE A PENA USAR O GOOGLE ANALYTICS?

Com todas as vantagens explicadas sobre os recursos do Lead Tracker, pode surgir ainda a dúvida se vale a pena utilizar o Google Analytics. Não há dúvidas que a ferramenta do Google é poderosa e pode ser útil em diversas situações do seu negócio. E o fato de ser gratuita também é outra grande vantagem.

foto da tela de um notebook com os gráficos do google analytics
Google Analytics é ideal para acompanhar métricas de tráfego do seu site em tempo real

É importante que você entenda que o uso de uma ferramenta não descarta o uso da outra, pois elas podem ser usadas para funções diferentes. Enquanto o Lead Tracker foca em lançamentos e negócios dinâmicos, o Google Analytics ainda é uma ótima ferramenta para analisar um site específico ou alguma propriedade que você precise gerenciar.

Realizando uma configuração adequada do Google Analytics, ele pode fornecer:

  • Métricas em tempo real de todas as páginas do site (visualizações de página, taxa de rejeição, duração média da sessão etc.).
  • Possibilidade de criar eventos personalizados no seu site (downloads, cliques em links, envios de formulários etc.) e monitorá-los.
  • Possibilidade de criar metas (compras, downloads, inscrições etc.) no seu site e acompanhar suas conversões para cada meta.
  • Percepções do público, como dados demográficos e geográficos.
  • Entre outros recursos.

Então, respondendo a pergunta deste tópico: Sim! Vale a pena usar o Google Analytics.

E vamos além: por que não usar ambas as ferramentas? Caso você tenha um site institucional ou um blog, pode ser interessante configurá-los no Google Analytics.

Ao mesmo tempo, você utiliza o Lead Tracker para mensurar, analisar e acompanhar seus lançamentos, integrando suas páginas de lançamentos, campanhas de e-mail marketing e WhatsApp, anúncios, entre outros.

Viu como é simples? E o melhor é que o Lead Tracker tem vários planos para você escolher, de acordo com as necessidades do seu lançamento, como:

  • Plano Light: ideal para especialistas e gestores de tráfego iniciantes.
  • Plano Plus: ideal para especialistas mais experientes e gestores de tráfego com vários clientes.
  • Plano Pro: ideal para agências de lançamentos e big players.

Ainda há opções para planos mensais, semestrais e anuais. Confira mais detalhes aqui! Você também pode conversar diretamente com um especialista da nossa equipe, que vai te orientar e tirar suas dúvidas. Basta acessar o chat ao vivo em nosso site!

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Lead Tracker é uma ferramenta completa que analisa todos os pontos de contato entre você e o seu cliente, desde a captação até a compra. Possui diversos relatórios automatizados para lhe entregar dados e insights importantes sobre o seu negócio, e é a única plataforma que entrega a verdadeira origem das suas conversões.

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