Lead Tracker

A melhor maneira de fazer o seu Lead Tracking

24 março, 2022 por

Os leads são a base para qualquer estratégia de Marketing e Vendas. Quando você gera novos leads, é importante acompanhar indicadores como quantidade, qualidade, CPL (custo por lead), taxa de conversão, entre outros.

Uma vez adquirido o contato de um cliente em potencial, você pode de fato entender se ele faz parte do seu público-alvo, quanto custou para ser adquirido e se ele se tornará um cliente pagante.

Esses indicadores de desempenho, uma vez entendidos, ajudam a observar quais são as fontes mais apropriadas para nossas iniciativas de geração de leads. Porém, antes, é preciso rastreá-los.

Portanto, compreenda mais a fundo o que é e qual a importância do Lead Tracking e como fazer esse rastreamento.

O que é o Lead Tracking

O Lead Tracking, ou rastreamento de leads, é o processo de rastrear a atividade de clientes em potencial, desde o contato inicial até o fechamento, e manter um registro organizado dessa atividade para análise e otimização de marketing. 

Por meio do Lead Tracking, você pode monitorar a origem dos leads, incluindo se são leads inbound ou outbound. Um lead inbound é aquele que entrou em contato proativamente com sua empresa, geralmente por meio de canais como a pesquisa orgânica. Um lead outbound é aquele que sua empresa contatou por meio de uma campanha mais invasiva, como e-mail ou anúncios patrocinados.

Uma forma bastante efetiva de rastrear a origem de um lead é por meio dos parâmetros UTM. Já falamos deles neste artigo aqui.

O Lead Tracking também permite que você avalie o quão perto um lead está de fazer uma compra, ajudando a tomar decisões oportunas que possam transformar esse lead em um novo cliente.

Os dados gerados pelo Lead Tracking fornecem mais informações e compreensão de como o funil de vendas funciona, para que você possa fazer projeções de pipeline e realizar um lançamento mais eficaz.

Por que é importante fazer Lead Tracking

O Lead Tracking ajuda as equipes de vendas e marketing a trabalharem juntos para encontrar leads em potencial mais qualificados e fechar mais vendas. Além disso, o rastreamento dos leads ajudará você a criar uma melhor experiência do usuário para seu público.

Veja algumas razões por que você deveria começar agora mesmo a rastrear seus leads:

1) Compreender qualidade, receita e ROAS

Suponha que você esteja adquirindo leads de 2 canais de publicidade online para seu próximo lançamento, como o Google Ads e Facebook Ads. Os dados numéricos mostram que cada canal gerou, neste exemplo, 50 leads.

Se você parasse a análise por aí, daria a supor que ambos os canais trouxeram um resultado igual. 

Porém, quando você analisa outro indicador de desempenho, como a conversão de lead em cliente, percebe que os 50 leads gerados pelo Facebook Ads resultaram em apenas uma venda no valor de R$ 3.000, enquanto os 50 leads do Google Ads geraram 10 vendas no total de R$ 50.000.

Esse exemplo hipotético mostra que, ao realizar o rastreamento da origem do lead, você consegue entender qual foi a receita gerada em cada fonte e cada campanha. 

Mais do que isso, se comparar o gasto em CPC (custo por clique) dos dois canais, você também pode entender o ROAS (Return of Ad Spending, ou retorno do investimento em publicidade).

2) Identificar e alocar recursos para as melhores fontes de Leads

Uma vez compreendendo o CPL (custo por lead), quantidade, qualidade e taxa de conversão do cliente, você pode entender quais são as melhores fontes e investir mais recursos nela, economizando tempo e custos relativos.

Com essas informações, você já pode entender mais facilmente a qualidade desse lead, acompanhando as atividades que ocorrem com esse lead ao longo do tempo.

A melhor maneira de fazer isso é com uma ferramenta específica que te dê todas as métricas sobre esse lead, fazendo análises completas para acompanhar seus lançamentos, como a Lead Tracker.

Qual a melhor maneira de realizar o Lead Tracking

Se você já fez algum lançamento anteriormente, sabe o quão valioso é cada lead que você conquista. Mais do que isso, sabe que um lead precisa ser muito bem qualificado para se transformar em cliente e adquirir o seu produto.

Mas se você não tiver um bom rastreamento desse lead, não obterá as informações necessárias para concretizar essa venda.

Um bom Lead Tracking não vai somente te informar a origem desse lead, mas te entregar uma série de dados que, usando a ferramenta certa para análise, podem gerar insights valiosíssimos, que vão te fazer otimizar tempo e recursos e reduzir os custos com seu lançamento.

Confira as melhores maneiras de fazer Lead Tracking:

1) Rastreamento por UTM e Google Analytics

Você pode configurar metas no Google Analytics ou no GTM (Google Tag Manager) para ações importantes em seu site, como um preenchimento de formulário ou uma ligação telefônica. No entanto, isso não será muito detalhado por canal ou campanha.

Uma solução alternativa é usar tags UTM. Essas tags ou parâmetros são pedaços de código que você adiciona ao final da sua URL, que permitem acompanhar o sucesso do canal e da campanha diretamente no Google Analytics.

No entanto, isso não diz muito sobre a qualidade do lead. Embora você possa metrificar a quantidade de envios de formulários e cliques com metas e links rastreados, não é possível ver quais são convertidos em uma venda.

2) Lead Tracking com ferramenta especializada

imagens da ferramenta lead tracker

Embora o Google Analytics seja uma ferramenta poderosa, e com a vantagem de ser gratuita, ele tem diversas limitações que podem não ser suficientes para sua campanha.

Por isso, contar com uma ferramenta especializada pode ser a solução para otimizar seu lançamento. 

A Lead Tracker é uma plataforma completa para mensurar, analisar e acompanhar seus lançamentos. Desde a captação dos leads até as conversões em vendas, ela traz uma série de dados e métricas em um dashboard dinâmico e prático.

O principal objetivo da Lead Tracker é fazer com que você se concentre no que realmente importa, que é lançar o seu produto. Sendo uma ferramenta de análise all-in-one, você não precisa se preocupar em acessar diversas plataformas ou solicitar dados para várias pessoas. Você tem acesso a relatórios que vão gerar informações valiosas, como: conversão de páginas, grupos preenchidos, leads por páginas, vendas aprovadas, vendas canceladas, reembolsos, gestão de assinaturas e diversas outras.

Confira todas as vantagens da Lead Tracker aqui.

Como você viu, fazer Lead Tracking de forma efetiva é fundamental para economizar recursos, otimizar tempo e aumentar sua margem de lucros. Conte com a gente para o sucesso do seu próximo lançamento!

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