Lead Tracker

Lead Tracking: por que rastrear a jornada do cliente online é importante?

28 setembro, 2020 por

Já pensou se uma empresa pudesse descobrir exatamente quantas pessoas um outdoor ou um anúncio de revista trouxe para dentro de suas lojas? Melhor ainda: e se ela pudesse saber também quantas dessas pessoas de fato compraram e quanto cada uma gastou? No mundo digital isso é possível e se chama lead tracking.

Mas o que é lead racking?

Mapa antigo indicando uma percurso. Imagem serve de metáfora para o conceito de lead tracking.

Lead tracking é uma expressão em inglês que significa “rastreamento de leads”, ou seja, é o mapeamento da jornada pela qual um lead passa antes de virar cliente. E o que são leads? Bom, esses são clientes em potencial. Isto é, pessoas interessadas no seu produto ou serviço, que você já tem cadastradas na sua base de dados.

Em algum momento das interações que essa pessoa teve com o seu negócio, ela forneceu seu contato (email ou telefone) na expectativa de receber algum tipo de informação, material ou oferta que você prometeu. Daí, a sua equipe de Marketing vai utilizar essa lista de contatos para continuar se comunicando com essa galera para mantê-los engajados. Aumentar o interesse deles na sua marca. e, eventualmente, convertê-los em clientes (fazer com que eles adquiram seu produto).

Geralmente é muito mais fácil converter leads, que são pessoas que já tem alguma informação sobre a sua marca, em compradores do que completos estranhos. Por isso, as empresas investem tanto para terem uma grande base de leads e, assim, muitos consumidores em potencial.

Mas é fato que nem todo lead converte. É preciso ficar atento e constantemente revisar e analisar o comportamento da sua base de contatos para entender quais tipos de leads convertem e quais não. Assim é mais fácil entender onde investir dinheiro e esforços. E um aspecto essencial para se considerar nesse momento é a jornada do lead. Ou seja, qual o percurso e as interações que o seu lead teve com o seu negócio antes de virar consumidor. E é aqui que o lead tracking vai lhe ajudar.

Como rastrear meus leads?

Dentro do vasto universo do Marketing Digital, existem diversas estratégias e metodologias tanto de captação quanto de conversão de leads. O que não faltam também são ferramentas e plataformas que podem lhe auxiliar em cada uma dessas etapas. Na maioria das vezes, cada uma possui sua própria opção de lead tracking.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook, o Facebook Ads, por exemplo, vai lhe dar suporte na hora de criar e executar suas campanhas publicitárias em redes sociais como o próprio Facebook e o Instagram. Na própria plataforma você vai ser capaz de identificar quais anúncios estão gerando mais impressões e cliques e quanto isso está lhe custando. Com o código de rastreio do Facebook instalado nas páginas do seu site, inclusive, ele vai poder dizer também as conversões que você está conseguindo.

Gráficos dos relatórios de anúncios do Facebook Ads, como exemploe de lead tracking.
O Facebook Ads e outros gerenciadores de anúncios ajudam a rastrear as interações dos seus leads com suas campanhas

No entanto, se você quiser anunciar em outro lugar, você não vai mais poder contar com a ajuda do Facebook Ads. Você pode usar o Google Ads e o Google Analytics para rastrear os leads que você captou com os seus anúncios no YouTube ou nas páginas de pesquisa do Google. Ou pode usar ferramentas de Email Marketing para entender o comportamento dos seus leads durante suas campanhas de envio de emails. Já o Hotmart, que é uma plataforma de pagamentos, vai lhe informar sobre o desempenho das suas vendas. E assim cada ferramenta vai ter sua particularidade e oferecer um tipo diferente de informação.

O mais comum, entretanto, é que as empresas utilizem várias dessas e outras plataformas ao mesmo tempo em suas estratégias. E tem mais! Para deixar as coisas ainda mais interessantes, é bem provável que o mesmo lead passe por várias delas, em diferentes momentos, antes de realizar a compra. Então como juntar todas essas informações?

Quem é o Gestor de Tráfego?

Normalmente, essa é a função do Gestor de Tráfego, o profissional responsável por coletar e analisar todas essas informações para lhe ajudar a fazer campanhas cada vez melhores. E ele é especialista em lead tracking.

O Gestor de Tráfego vai garantir que as páginas do seu site possuam os códigos de rastreio de cada uma das plataformas que você usa na sua campanha. Assim como vai se assegurar que todos os links que você utiliza para direcionar as pessoas até ali são rastreáveis (através dos parâmetros UTM, por exemplo). Ele também vai analisar diariamente os relatórios dessas plataformas e integrar tudo isso no mesmo lugar, como em uma planilhas, para tirar conclusões importantes para o seu negócio.

Exemplo de planilhas de gestão de trafego usada por gestores que fazem lead tracking.
Gestores de tráfego usam planilhas complexas para lidar com informações de várias plataformas ao mesmo tempo

Com isso você vai ser capaz de entender quais anúncios estão lhe custando caro, mas trazendo pouco retorno, e quais estratégias estão realmente sendo bem-sucedidas e merecem ser replicadas. Com o lead tracking, fica muito mais fácil investir corretamente para aumentar sua base de clientes e impulsionar suas vendas.

Mas gerir tanta informação, vindo de tantos lugares diferentes, em grandes planilhas com fórmulas robustas parece complicado, não é? E se eu te dissesse que tem um jeito mais rápido, fácil e automatizado de fazer tudo isso?

Conheça o Lead Tracker Pro

Lead Tracker: plataforma de de tráfego
Por meio de gráficos e relatórios, a Lead Tracker deixa o rastreamento da jornada do cliente muito mais simples

O Lead Tracker Pro é uma plataforma de gestão de tráfego. Ela consegue integrar o seu site, os seus gerenciadores de anúncios, as suas ferramentas de Email Marketing e as suas plataformas de pagamento para que você consiga entender a jornada de todos os seus leads em um só lugar.

Nela você consegue entender não só de quais anúncios e campanhas os seus leads estão vindo, mas também verificar qual desses realmente convenceu seu cliente a comprar. Com isso, você pode relacionar o quanto investiu com o quanto você recebeu de retorno em cada uma das suas estratégias.

Ficou interessado? Dá uma olhada nos nossos planos e rastreie sua próxima campanha com a gente.

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