Parâmetros UTM: O que são e como usar no tráfego digital

Imagine se um cliente chegasse em uma loja usando uma etiqueta que indicasse de onde ele veio e a qual propaganda do seu negócio ele assistiu. Imagine se você coletasse essas etiquetas a cada novo cliente que passasse pela porta e contabilizasse tudo no final do dia. Logo depois de alguns dias com esse sistema em prática, você já teria informações valiosas sobre o que tem atraído seus clientes até você. No mundo digital, essas etiquetas se chamam Parâmetros UTM.

Uma etiqueta de papelão simbolizando o conceito de tag dos parâmetros UTM.

MAS O QUE SÃO OS PARÂMETROS UTM?

A sigla vem do inglês Urchin Tracking Module, que significa Módulo de Rastreamento Urchin, ou simplesmente UTM. Eles foram criados pelo antecessor do Google Analytics, o Urchin, e são tags que você adiciona ao final de sua URL para fazer um rastreamento toda vez que houver algum clique nela.

Ao clicar nesse link “parametrizado”, os usuários trafegam entre a suas páginas carregando a informação contida nessas UTMs (como se fossem etiquetas). E, se você souber coletar e usar essas informações de forma estratégica, poderá rastrear todo o tráfego do seu site, anúncios e campanhas. Por isso, os parâmetros UTM são ferramentas tão utilizadas e comentadas no Marketing online.

COMO USAR OS PARÂMETROS NA PRÁTICA?

Existem cinco parâmetros ao todo e cada um serve para indicar algo diferente no seu link:

  • Campaign (Campanha) 
  • Source (Origem)
  • Medium (Meio) 
  • Content (Conteúdo)
  • Term (Termo)

Por exemplo, a UTM Campaign vai referenciar o nome da campanha a que aquele link faz parte, já a UTM Source vai indicar o site em que estava o link que trouxe o novo usuário. E mais: você tem total liberdade de escolher os valores que cada UTM terá. Por exemplo:

Link original:
www.leadtracker.com.br

Link parametrizado:
www.leadtracker.com.br/?utm_campaign=lancamento01&utm_source=instagram&utm_medium=organico&utm_content=link-bio&utm_term=clique-aqui

Os dois links levarão para o mesmo endereço, porém apenas os usuários que clicarem no segundo link terão as informações indicadas pelas UTMs. Que, nesse caso, foram: Campanha “Lançamento 01”; Origem “Instagram”; Meio “Tráfego Orgânico”; Conteúdo “Link na Bio do Instagram”; Termo “Clique aqui”.

Ou seja, esse usuário chegou até o nosso site depois de ter achado o link que está na bio do nosso perfil no Instagram. Ele é considerado um tráfego orgânico porque não veio a partir de anúncio.

BOAS PRÁTICAS PARA O USO DAS UTMS

Apesar de parecer bem simples à primeira vista, o nível de customização que os parâmetros UTMs permitem faz com que existam tantas formas de utilizá-los quanto você possa imaginar. Justamente por isso, pode ser muito fácil cometer erros se você não ficar atento aos valores que você está dando aos seus parâmetros.

Ainda que não existam regras fixas de como as UTMs devem ser utilizadas, existem algumas práticas mais comuns no mercado e alguns métodos mais recomendados. Evitar acentos e caracteres especiais e não usar os parâmetros em links internos dentro do seu site são alguns exemplos.

Compartilhe:

Sobre o autor

Lead Tracker

Lead Tracker

Lead Tracker é uma ferramenta completa que analisa todos os pontos de contato entre você e o seu cliente, desde a captação até a compra. Possui diversos relatórios automatizados para lhe entregar dados e insights importantes sobre o seu negócio, e é a única plataforma que entrega a verdadeira origem das suas conversões.
últimos posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.